05 junho 2007

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



Desflorestação, desflorestamento ou desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais (bosques), fundamentalmente causada pela actividade humana. A desflorestação é directamente causada pela acção do homem sobre a natureza, principalmente devido a abates realizados pela indústria madeireira, tal como para a obtenção de solo para cultivos agrícolas.

Todos os anos os incêndios em Portugal devastam a floresta, principal recurso natural do País.

As florestas do mundo, que cobrem 3866 milhões de hectares - representando pouco menos de um terço da superfície do planeta - registaram uma diminuição de 2,4 por cento desde 1990, segundo o relatório "State of the World's Forests 2001" da FAO (Food and Agriculture Organization). A perda traduz-se na diminuição das fontes de sustento e destruição da biodiversidade.

A bomba atómica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso - uma única bomba é capaz de destruir uma cidade inteira. Estas bombas só foram usadas duas vezes em guerra, pelos Estados Unidos contra o Japão nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.

As potências nucleares declaradas são os EUA, a Rússia, o Reino Unido, a França, a República Popular da China, a Índia e o Paquistão. Por sua vez, considera-se que Israel já tenha bombas atómicas, embora este se negue a divulgar se as possui ou não. Também se supõe que a Coreia do Norte possua um reduzido número de ogivas nucleares. Recentemente também o Irão tem sido alvo de polémica por ter reativado o seu projecto nuclear.

O ar puro é essencial para a saúde, mais do que remédios e alimentos. A respiração, que nos dá vida, precisa de ar puro, renovado continuamente.

Sem comentários: